terça-feira, 17 de agosto de 2010

Apelo para cães sem futuro - Porto

"Este é um apelo que deve ser divulgado por pessoas que amam os animais, sejam eles quais forem e não apenas se forem cachorrinhos.
São 13 cães que vivem desde há muito num suposto hotel para cães, alguns mesmo há dez anos ou mais. Alguns foram simplesmente deixados ali pelos seus antigos donos, que deixaram de pagar, deixaram de os visitar, não os foram buscar... Ali ficaram.
Estes cães contam com uma pessoa, a Joana Araújo, que todos os dias da semana cuida deles, dá-lhes comida, lava-lhes as jaulas, muda-lhes a água, dá-lhes carinho.
Acontece que a Joana, que há cerca de 10 anos assume religiosamente esta tarefa, enfrenta um grave problema: Este espaço vai ser transformado num verdadeiro hotel de cães e tudo o que é bicharada abandonada vai ter de sair dali, viva ou morta.
A Joana tem agora de tirar todos estes meninos daquele terreno! Estes animais precisam urgentemente de donos que os queiram para o resto da vida.
Apesar de quase todos adultos, são todos, sem excepção extremamente dóceis. Todos eles são animais carentes, quando lhes fazemos festas não nos largam mais.
Nunca antes tinha estado com nenhum deles e vejam eu nas fotos agarrada a uma das rotweilers, contrariando em absoluto o que se diz sobre a ferocidade desta raça.
Devo referir que, apesar de estarem habituados àquele local, àquela vida, um cão adulto adapta-se muito rapidamente a um novo dono e a uma casa. Não pensem que passando dali para uma casa que irão sujar tudo e fazer as necessidades à toa PORQUE NÃO É ASSIM. Digo isto por experiência própria. Já tive em casa e tenho vários animais de canil, de rua e nenhum deles, algum dia fez asneiras. Eles são inteligentes e têm uma capacidade enorme de readaptação.
Como não temos esperança de que todos estes cães sejam adoptados, a Joana está a tentar encaixá-los num outro terreno onde tem mais cães. Mas, para isso, é necessário dinheiro para construir canis. Por isso, toda a ajuda que possam dar é obviamente bem-vinda. Seja monetária (para construção dos aludidos canis, alimentação e comparticipação nas despesas de esterilização, visto muitos deles não estarem ainda esterilizados), ração.
Podem também falar com a Joana se quiserem apadrinhar um destes meninos, contribuindo para a sua alimentação, ajudando na despesa da esterilização, visitando-o e dando-lhe carinho e atenção.
Abaixo segue a identificação de cada um deles, seguindo a ordem das fotos:

TURCA - cadela rotweiler; 5 anos de idade (só quer brincadeira).
SHIVA - cadela Pastora Belga pura; 8 anos de idade (ali abandonada pelos donos que deixaram de pagar o hotel e nunca a foram buscar).
DECO - Entretanto adoptado.
GASPAR - cão sénior, porte grande, lindíssimo e imponente (ali abandonado pela dona que deixou de pagar o hotel e nunca o foi buscar).
ROTI - cadela rotweilwer, 4 anos de idade.
SALTITONA - cadela sem raça definida, 1 ano de idade (encontrada atropela no IC23).
PANTERA - cadela sem raça definida, 1 ano de idade. Parece um cavalinho preto.
SIMÃO - Adoptado em princípio este fim de semana.
TINA - cadela sem raça definida, idade inferior a um ano (estava para abate num canil municipal).
DINA - cadela sem raça definida, idade inferior a um ano (estava para abate num canil municipal).
ZAIR - cão, 6 anos de idade. Cheio de vida (encontrado em auto-estrada).
NORA - cadela Pastora Alemã pura, participou em concursos, 11 anos de idade. Muito viva e muito bem de saúde.
Últimas duas fotos - Eu com a Shiva e a Roti.


Local: Porto

Contacto: Joana Araújo
93 826 75 24 "

0 comentários: